“Os Mestres Ascensos são, então, todos os «santos no céu» – indivíduos como nós, com a única diferença de que já se tornaram senhores das energias do tempo e do espaço, tendo passado com êxito nas iniciações e provas da vida e ascendido à Presença do EU SOU O QUE EU SOU (Êxodo 3:14), tal como aconteceu a Jesus quando foi elevado aos céus do Monte da Betânia. São seres imortais, cada um deles, uma expressão única da infinita liberdade criadora de Deus, que adquiriram o controlo da personalidade nos quatro corpos inferiores e nos quatro quadrantes da Matéria, nos chakras e na Chama Trina equilibrada. (…) Eles são aqueles que habitam os planos do Espírito, o Reino de Deus (Consciência de Deus) e que podem ensinar as almas que ainda não alcançaram a Ascensão, num retiro etérico ou nas cidades etéricas no plano etérico (reino dos céus).
Estes Mestres – filósofos, religiosos, cientistas artistas, místicos, alquimistas de todas as eras e de todas as raças – formam a Grande Fraternidade Branca ( o branco não se refere a raça), uma fraternidade espiritual consagrada à iluminação e à libertação de toda a humanidade. Embora os milhares de santos e sábios do Ocidente e Oriente que a compõem tenham alcançado a liberdade absoluta ao ascenderem na Luz, eles resolveram não abandonar os seus irmãos e irmãs na Terra, que continuam presos às cadeias da servidão, da ignorância e da ilusão. Prometeram continuar a ser os guardiões da chama da liberdade em prol das almas da Terra, os seus protectores e instrutores invisíveis. Eles são verdadeiramente os nossos «amigos no céu» que estão a tentar ajudar-nos.
(…) na medida em que se tornaram um só com Deus e com todas as forças construtivas do universo, estão em muito melhor posição para nos darem uma assistência decisiva. Fazem-no, porém, dos planos do Espírito e a única limitação que conhecem é o livre arbítrio dos homens. Com efeito, a Lei das Oitavas decreta que os habitantes das oitavas (mundos, esferas, dimensões) ascensas – Mestres, Arcanjos, anjos, Elohim, Seres Cósmicos, etc. – só podem actuar nas oitavas materiais se os habitantes destas últimas invocarem de livre vontade a sua intercessão.
Muitos seres Ascensos decidiram não exercer prerrogativas a que tinham direito ou assumir cargos de serviço cósmico mais elevado que mereciam, para poderem permanecer perto da Terra e poderem ajudar a humanidade. Movidos por um amor e uma compaixão infinitos pelas almas que continuam embrenhadas nas teias da ilusão e perdidas no labirinto da ignorância e do materialismo, prometeram permanecer bem perto dos homens – mãos invisíveis que protegem, iluminam, curam e dão esperança – até que todos tenham ascendido. (…)
Os Mestres Ascensos têm sido os grandes mentores do homem através dos milénios, patrocinando com a sua Luz e Sabedoria todos os projectos construtivos da humanidade. Caminharam sobre a Terra como grandes místicos e foram inovadores em campos como o da religião, governo, ciência, arte ou educação, entre outros. (…)”
texto de ELIZABETH CLARE PROPHET
Mestres Ascensos: Jesus Cristo, Gautama Buda, Kuan Yin, Saint Germain, El Morya, Kuthumi, Confúcio, Rowena, Paulo Veneziano, Nada, Seraphis Bey, Hilarion, entre muitos, muitos outros…

